Ribeira Grande tem potencial para atrair turismo de surf de ondas grandes
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, acompanhou a expedição que trouxe ao concelho surfistas de ondas grandes para trabalharem na identificação de locais onde este desporto pode ser praticado.
“A expedição identificou dois locais propícios no concelho para a prática de surf em ondas grandes, nomeadamente ao largo da praia de Santa Bárbara, na zona poente, e na praia da Viola, na Lomba da Maia”, revelou o autarca no final de uma semana de trabalhos.
Alexandre Gaudêncio deu conta da satisfação generalizada dos atletas que participaram na expedição. “Os surfistas consideraram existir potencial na Ribeira Grande para se organizar uma competição internacional de ondas grandes, à semelhança do que já se verifica noutros locais do país, como na cidade da Nazaré.”
Para além do “potencial das ondas”, os surfistas identificaram como mais-valia a “temperatura da água, amena e mais alta em comparação com outras zonas do país” e elogiaram a vertente da segurança pois “a praia da Viola já tem um plano de segurança certificado para este tipo de eventos”, plano que contou com a colaboração de Marco Medeiros, mentor do projeto.
O autarca entende que a marca Ribeira Grande – Capital do Surf “pode ser uma importante alavanca na retoma do turismo e de captação de novos investimentos no pós-pandemia, promovendo de igual modo a empregabilidade e dinamizando a economia local.”