Ribeira Grande apresenta Plano Municipal de Intervenção para Combate às Dependências
Decorreu ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Ribeira Grande, a apresentação das conclusões do Plano Municipal de Prevenção e Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências da Ribeira Grande.
Trata-se do primeiro plano elaborado ao nível municipal nos Açores, sendo por isso pioneiro e pretende ser uma ferramenta de trabalho.
“Não podemos ficar de braços cruzados à espera que outros tratem de um problema que nos afeta diariamente. A autarquia encara esta problemática com seriedade e por isso pretende, a partir de agora, unir esforços e trabalhar em rede com as várias respostas já existentes, para minimizar o impacto das dependências no concelho.”, referiu Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
O plano foi elaborado pela ARRISCA – Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores, tendo constado que cerca de 26,3% dos seus utentes são do concelho da Ribeira Grande, merecendo por isso uma reflexão sobre os dados.
Outra preocupação revelada pelo plano indica que os consumos começam a partir dos 14 anos de idade, havendo por isso uma preocupação acrescida para se encontrar soluções para essa faixa etária, nomeadamente ao nível de infraestruturas de lazer saudável e incentivar os jovens à prática de desporto ou atividades de lazer.
Entre os vários objetivos que constam no plano, destaca-se a integração de diversas políticas públicas voltadas para a promoção da saúde, educação, segurança social, cultura e desporto; a articulação de ações governamentais e não governamentais na assistência às pessoas; e a articulação em rede dos serviços já existentes, bem como mapear as instituições presentes no município da Ribeira Grande, avaliando as necessidades e indicando novos serviços e respostas.
Alexandre Gaudêncio revelou que o próximo passo será a publicação dos documentos no website da autarquia para consulta pública, e estabelecer acordos de parceria com as várias entidades que fazem trabalho na área das dependências.