XV Festival Internacional de Curtas Metragens dos Açores
O Teatro Ribeiragrandense acolheu na noite do passado sábado a sessão de encerramento do XV Festival Internacional de Curtas-Metragens dos Açores – CURTA AÇORES, que culminou com a entrega de prémios aos vencedores dos filmes a concurso, assim como com a entrega do Prémio Carreira e Prémio de Platina, um momento que contou com a presença do Vereador José António Garcia.
O XV Curta Açores realizou-se entre 4 e 9 de novembro e deu a mostrar mais 30 curtas-metragens, que perfizeram um total de mais de 350 minutos de cinema.
O momento foi aproveitado para distinguir vários filmes, em diferentes categorias, destacando-se a entrega dos prémios Carreira a João Paulo Macedo, presidente da Federação Internacional de Cineclubes, por ser a primeira vez que um cidadão português lidera tão prestigiada instituição. O prémio platina foi entregue à Federação Portuguesa de Cineclubes, uma agremiação que já conta com mais de trinta cineclubes nacionais federados. No que concerne a curtas metragens, o cineasta com maior número de prémios arrecadados foi Tiago Pimentel, que venceu os prémios “Melhor Curta de Ficção” e “Grande Prémio do Público” com “Era uma vez o Apocalipse”. O prémio “Melhor Curta Açoriana” foi para Fernando Nunes com o filme “Três Haikais, Um Peixe Surfista e uma Canção de Amor para o Areal”.
O CURTA Açores é o mais antigo e único festival de cinema ativo nos Açores, sendo organizado pelo Clube de Cinema da Ribeira Grande, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande e com o Cine Clube de Avanca, com o apoio do Instituto do Cinema Audiovisual.