Ribeira Grande conquista pontuação máxima na qualidade da água para consumo humano
O município da Ribeira Grande foi distinguido, pelo quarto ano consecutivo, com o Galardão ECOXXI 2018 – Municípios Sustentáveis, programa de educação para a sustentabilidade implementado em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.
Composto por vinte e um indicadores de sustentabilidade local, a Ribeira Grande alcançou uma pontuação que permitiu alcançar o objetivo máximo, ou seja, receber o Galardão ECOXXI 2018 – Municípios Sustentáveis, repetindo o sucesso alcançado nos três anos anteriores.
Na linha dos anos anteriores, a Ribeira Grande destacou-se no parâmetro “Qualidade da água para consumo humano”, obtendo a pontuação máxima (3 pontos), conseguindo subir 0,6 pontos em comparação com o ano anterior, o que demonstra “o trabalho que a autarquia vem desenvolvendo ao nível da qualidade da água”, realçou Alexandre Gaudêncio.
Mas não foi apenas neste parâmetro que o município se destacou. A Ribeira Grande também obteve pontuação relevante (4 pontos em 5 possíveis) no indicador “Turismo Sustentável” e, à semelhança dos anos anteriores, continua a ser o único município da ilha de São Miguel galardoado, o que deixa bem vincada a “afirmação da Ribeira Grande como um município que aposta na revitalização com critérios sustentáveis”, destacou o autarca.
Alexandre Gaudêncio realçou ainda que “é por via destas medidas que vamos tornando a Ribeira Grande um concelho sustentável para todos, seja através da utilização eficiente dos recursos que temos à disposição, seja através da promoção de medidas para manter o município limpo.”
Entre os indicadores avaliados contam-se a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chaves, educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, sociedade civil, instituições, conservação da natureza, ar, água, energia, resíduos, mobilidade, ruído, agricultura, turismo e ordenamento do território.