Gaudêncio Anuncia Novos Investimentos para a Freguesia da Maia
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, marcou presença na sessão solene comemorativa do dia da Freguesia da Maia, que se realizou ontem, dia 1 de maio, também marcado pelas celebrações do Dia da Mãe e Dia do Trabalhador.
Na ocasião, o autarca aproveitou para congratular a população pelo aniversário e para anunciar os novos investimentos que estão previstos para a freguesia da Maia.
“Neste momento de pós pandemia temos que agarrar a oportunidade para atrair novos investimentos privados para a nossa terra. Apesar de nos últimos anos termos sido assolado por uma pandemia, os dados de novos licenciamentos e de novos alojamentos locais aumentaram significativamente”, referiu Alexandre Gaudêncio, revelando que, de 2019 a 2021, foram solicitados 33 novos licenciamentos urbanos e 5 novos alojamentos locais na Maia.
De acordo com esses dados, o presidente da autarquia referiu que a freguesia é dinâmica e atrativa, revelando que é intenção da Câmara Municipal da Ribeira Grande dar um novo impulso nessa área.
“A nossa próxima prioridade é atrair nómadas digitais. Estamos neste momento a desenvolver esforços para lançar uma campanha de divulgação daquilo que de melhor temos para oferecer, com a finalidade de chegar às pessoas que queiram viver cá e trabalhar remotamente”, disse o autarca, dando como exemplo as potencialidades da Maia.
Nesse seguimento, Gaudêncio acrescentou ainda que estão previstos dois grandes investimentos turísticos para a Maia, tendo estes já dado entrada na autarquia e que deverão ser aprovadas dentro das próximas semanas.
O presidente da Câmara Municipal fez ainda um ponto de situação acerca da obra na estrada Maia-Lombinha, revelando que a via será aberta à circulação automóvel no sentido poente-nascente, durante o mês de maio, funcionando apenas como uma situação provisória até que a obra de requalificação do piso entre em marcha.
Para o início da obra supramencionada, a autarquia aguarda os pareceres das entidades competentes, devido ao facto de estar localizada numa zona de reserva ecológica, e, devido ao montante previsto de execução de 1,7 milhões de euros, esta só deverá começar em meados do 2º semestre do corrente ano.
Nas cerimónias de celebração do dia da freguesia foi ainda descerrada uma placa toponímica denominada com o nome do Professor Daniel de Sá (escritor), como forma de perpetuar e homenagear uma das figuras mais marcantes do século XX.
Marcaram também presença nas cerimónias o presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Grande, José Luís Pontes, os vereadores da Câmara Municipal, presidentes de Junta de Freguesia e forças vivas da Freguesia da Maia.