Festa da Flor traz cor, alegria e animação à Ribeira Grande
Marco Horácio no papel de Rouxinol Faduncho é o cabeça de cartaz da quarta edição da Festa da Flor. O humorista português sobe ao palco do Teatro Ribeiragrandense na noite de sábado, 28 de abril, para apresentar o seu mais recente espetáculo intitulado “Mais do mesmo”.
Esta é uma das novidades que a edição deste ano da Festa da Flor apresenta e que promete trazer milhares de pessoas à Ribeira Grande no fim de semana de 27, 28 e 29 de abril.
O ponto alto do evento é o desfile alegórico que percorrerá a rua Direita na tarde de sábado, a partir das 16.00 horas, envolvendo as freguesias e várias instituições do concelho que vão desfilar sob o tema “As cores das flores”. São dezassete os grupos que incorporam o cortejo deste ano.
A edição deste ano volta a contar com um tapete de flores construído em frente aos Paços do Concelho que englobará cerca de dez mil flores, atração que gera sempre grande interesse por parte de quem visita a Ribeira Grande.
Para além das cerca de dez mil flores que serão utilizadas no tapete com doze metros de comprimento, a organização da festa engloba um total aproximado de 25 mil flores distribuídas pelos carros alegóricos e arranjos exteriores.
Tal como nos anos anteriores, haverá espaço para o “Mercado das Flores”, local reservado aos comerciantes e que, por norma, é bastante concorrido. Neste mercado, os empresários do setor aproveitam para apresentar ao público o que de melhor sabem fazer.
Para os mais novos está reservada a inauguração do novo parque infantil no jardim Paraíso, mas também haverá demonstração de basquetebol e slide. Como complemento à envolvência do evento estão as habituais exposições coletivas de pintura e de registos do Senhor Santo Cristo, bem como as atuações musicais na noite de cada um dos três dias de festa.
“O programa que preparamos permite-nos pensar que estão reunidas condições para termos uma Festa da Flor que proporcione três dias dinâmicos em volta do tema”, referiu Alexandre Gaudêncio na conferência de Imprensa de apresentação do programa.
O presidente da Câmara da Ribeira Grande reforçou a “aposta num cartaz que dá primazia aos grupos locais” e manifestou o desejo do evento “receber mais visitantes do que no ano passado pois essa também é uma forma de emprestar novas dinâmicas ao comércio local.”
Já no domingo, destaque para a tradicional missa e procissão em honra do Senhor Santo Cristo dos Terceiros, procissão que rumará novamente à freguesia da Ribeira Seca em homenagem à madre Teresa d’Anunciada.