Contas da Câmara da Ribeira Grande aprovadas por Maioria
A Câmara Municipal da Ribeira Grande apresentou esta quinta-feira, dia 31 de março, no decorrer da reunião pública de câmara, os documentos de prestação de contas referentes ao ano de 2021.
A autarquia aumentou, em 2021, o montante de investimentos realizados em 12,2%, que se cifraram em 9,7 milhões de euros, o valor mais elevado da última década. Estes dados levaram os vereadores eleitos pelo PSD a votar a favor da aprovação das contas, tendo os vereadores eleitos pelo PS se abstido.
Ao todo, a autarquia arrecadou 29.760.702,15 de euros em receitas, as quais tiveram uma taxa de execução de 100%, e 25.183.861,72 de euros em despesas, o que correspondeu a 80% de execução.
“2021 foi um ano desafiante a todos os níveis, desde logo com o efeito da pandemia na economia local. Mostramos, desde a primeira hora, que a prioridade são as pessoas e por isso aumentamos em cerca de 60% os subsídios e as transferências para as instituições locais, a fundo perdido, tendo totalizado 3,1 milhões de euros”, referiu o presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio.
Apesar do passivo ser idêntico ao do ano anterior, 23,4 milhões de euros, valor inflacionado pelas novas regras do novo sistema contabilístico, a autarquia da Ribeira Grande respira boa saúde financeira, tendo em conta que ainda possui uma margem de mais 5 milhões de euros para não entrar em reequilíbrio financeiro.
De destacar ainda os rácios financeiros, como o da autonomia financeira de 86,6%, o rácio de solvabilidade de 6,8% e a liquidez geral, com 2,53%.