Câmara da Ribeira Grande reforça abastecimento de água à lavoura
A Câmara da Ribeira Grande vai avançar com um plano que pretende “reforçar o abastecimento de água à lavoura”, anunciou o presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, no final da reunião com a direção da Associação Agrícola de São Miguel, presidida por Jorge Rita.
“A autarquia já tem preparado um plano para reforçar o abastecimento de água que passa por novas captações de nascentes na zona das prainhas, freguesia da Ribeirinha, bem como a realização de obras na adutora do Porto Formoso que liga à zona nascente do concelho para evitar desperdícios na rede”, explicou o edil.
Alexandre Gaudêncio mostrou-se sensível às dificuldades por que os lavradores estão a passar neste período de seca, mas não circunscreveu a atenção apenas a este setor.
“É na Ribeira Grande que está sediada a segunda maior bacia leiteira dos Açores, nomeadamente na zona da Lomba da Maia e Maia, e reconhecendo o importante contributo que a mesma representa para a economia local, tudo faremos para proteger os nossos lavradores”, vincou.
“Contudo, a prioridade é o abastecimento de água à população e é por isso que temos em marcha um plano de novos investimentos para fazer face ao crescimento populacional que se assiste no concelho e aos novos investimentos turísticos que estão já a ser construídos”, disse.
O presidente da Câmara da Ribeira Grande apelou ainda para que haja “contenção no consumo de água atendendo ao período de seca prolongada, como a que estamos a atravessar”.
O reforço de água à lavoura será efetuado nos reservatórios municipais nas zonas nascente e centro do concelho e terá efeitos “imediatos”, acrescentou o edil, e manter-se-á “até ser reposta a normalidade dos caudais.” O abastecimento será assegurado pelos bombeiros voluntários da Ribeira Grande.