Autarquia da Ribeira Grande é a 2º Melhor do País em Equiílibrio Orçamental
A ordem dos contabilistas certificados lançou ontem o anuário dos municípios portugueses, onde é feito um retrato da situação económica das 308 autarquias do país, referentes ao ano de 2022.
A Ribeira Grande surge em destaque no que diz respeito ao equilíbrio orçamental (diferença entre as receitas e as despesas correntes), representando 62,4%. Esse dado revela a sustentabilidade financeira e que, à semelhança dos anos anteriores, o executivo liderado por Alexandre Gaudêncio tem conseguido manter uma gestão de excelência.
“O anuário dos municípios portugueses é feito por uma entidade isenta. Os resultados da Ribeira Grande indicam que temos feito uma gestão criteriosa, responsável e sem colocar em risco as novas gerações.” disse o autarca.
A nível nacional, a autarquia aparece na 17ª posição na redução do passivo (-2.100.099 euros), em 8º lugar no prazo médio de pagamentos (1 dia) e em 44º nos resultados financeiros (cerca 3,3 milhões euros).
A nível regional, a Ribeira Grande foi a terceira com maior grau execução de receita (100,7%), e a que abateu maior volume de empréstimos (-2.1 milhões de euros).