Alexandre Gaudêncio destaca trabalho da Fábrica de Telhas José Tavares Vieira
O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, acompanhado pelo vereador, João Dâmaso Moniz, visitou na tarde do dia de ontem, a Fábrica de Telhas Regional José Tavares Vieira, localizada na freguesia de Ribeira Seca, atualmente gerida pelos seus herdeiros, tendo destacado a importância e a singularidade da sua atividade.
“Esta é a única fábrica em funcionamento que utiliza o barro para a construção de telhas, tijolos e artigos para confeção de comida. A indústria do barro teve um papel importante na economia da Ribeira Grande, mas que devido às sofisticações tecnológicas, foi caindo em desuso.” referiu Gaudêncio.
No entanto, o autarca acrescentou que “É de louvar a continuação da sua laboração, agora a cargo dos filhos de José Tavares Vieira, e que tem aumentado a sua produção atendendo às várias encomendas que têm recebido, fruto das reconstruções de casas antigas, muito impulsionadas pelo aumento do turismo em espaço rural.”
A fábrica, que conta com cerca de 100 anos de história, tem como matéria prima o barro que é extraído de terrenos próximos da sua localização. Todo o processo é feito de forma manual, com o auxílio de máquinas centenárias, e o forno, que tem capacidade para cozer quase 10.000 telhas de uma só vez, é aquecido com lenha e atinge temperaturas a rondar os 900 graus celsius.
Gaudêncio desafiou os atuais proprietários a criarem um roteiro turístico à fábrica, como forma de divulgar uma arte antiga e que neste momento é única na região.