Alexandre Gaudêncio Congratula Bombeiros da Ribeira Grande pelos 148 Anos de Atividade
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, presidiu às cerimónias do 148.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, que decorreram, no passado sábado, no Largo Conselheiro Hintze Ribeiro.
Nas comemorações, que também assinalaram o Dia Municipal do Bombeiro, procedeu-se à condecoração dos homens e mulheres que se evidenciaram ao longo do último ano, merecendo destaque a atribuição da medalha da Liga dos Bombeiros Portugueses àquela corporação de bombeiros, pelos serviços prestados durante a pandemia.
Aquando da sua intervenção, Gaudêncio fez menção ao reconhecimento e apreço que a Câmara Municipal tem por aquela corporação, referindo que “a Autarquia tem muito orgulho nos nossos bombeiros, pois são excecionais no pronto socorro, assim como na disponibilidade que demonstram, sempre que é necessário”.
O edil destacou ainda os vários incentivos que a Câmara Municipal tem atribuído à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, os quais visam captar cada vez mais pessoas para aquela atividade.
“Em 2023, aprovámos um valor de 135 mil euros, o mais elevado de sempre, para apoiar o vosso plano de atividades. Entre os vários incentivos previstos, salienta-se a devolução do pagamento de IMI, um seguro de saúde e descontos na tabela de taxas e tarifas da Autarquia”, disse o presidente.
A corporação de bombeiros da Ribeira Grande surgiu a 15 de abril de 1875, sob o comando de Vicente Coutinho da Silva Veloso, contando atualmente com dois quartéis ativos e cerca de 270 elementos.