Apoios financeiros garantem atividade das Filarmónicas
No passado fim de semana, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, e o vereador com os pelouros da Cultura, Juventude e Desporto, José António Garcia, assistiram ao concerto da Filarmónica Nossa Senhora das Vitórias, no Teatro Ribeiragrandense.
O concerto assinalou a retoma dos espetáculos ao vivo das filarmónicas do concelho, após um interregno de 2 anos, devido às restrições impostas pela pandemia.
No final do concerto, Alexandre Gaudêncio referiu que a autarquia reforçou os apoios financeiros às filarmónicas nos últimos anos, de forma a permitir a continuidade da atividade deste setor cultural, incentivando os músicos e as respetivas direções das instituições a não desistiram da atividade musical, mesmo que impedidos de se reunirem fisicamente.
“Em 2013 as filarmónicas recebiam 1000 euros de apoio da Câmara. Só o ano passado atribuímos a cada uma das nossas filarmónicas 11 mil euros”, disse o autarca.
Acrescentou ainda que, antes da pandemia, já tinha sido acordado com todas as filarmónicas um apoio anual de 6 mil euros. Porém, face ao diálogo e à preocupação manifestados por todos no final de 2021, a Câmara Municipal da Ribeira Grande optou por dar um apoio extraordinário de mais 5 mil euros a cada uma, incentivando assim à retoma da atividade, que é essencial para a recuperação da dinâmica sociocultural que carateriza o concelho da Ribeira Grande.
O concerto da Filarmónica Nossa Senhora das Vitórias, da Freguesia de Santa Bárbara, foi o primeiro da rúbrica “Filarmónicas ao Palco”, uma iniciativa da Câmara Municipal da Ribeira Grande, na sala de espetáculos Teatro Ribeiragrandense.
O concelho da Ribeira Grande tem atualmente 8 filarmónicas em atividade.