“Açores-Eua” Lançado na Biblioteca Daniel de Sá
O livro “Açores-EUA: de Colombo à I Guerra Mundial”, da autoria de Eduardo Medeiros, foi lançado na Biblioteca Daniel de Sá, com sala cheia para assistir à sua apresentação.
Editado pela Associação de Emigrantes dos Açores, com apoio do Consulado dos EUA nos Açores, a obra em causa pretende tornar acessível, sobretudo para os mais novos, a história e cultura açorianas, especificamente na sua ligação com os EUA. Ao longo dos onze capítulos, dentro do espaço temporal definido, este livro aborda temas como a paragem de Colombo nos Açores, Açorianos e outros portugueses na américa, a baleação ou a emigração para os EUA no séc. XIX e primeiros anos do séc. XX.
De acordo com o autor, esta obra terá sequência, pelo menos em mais dois volumes dedicados, o primeiro, à relação entre os Açores e os EUA, da 1ª Guerra Mundial à Guerra do Iraque e, o segundo, às associações, artistas e autores açorianos nos EUA.
A sessão foi aberta pelo presidente da Associação de Emigrantes dos Açores, Dr. Rui Faria, e contou com uma intervenção do autor e apresentação da obra pela Professora Doutora Susana Serpa Silva, da Universidade dos Açores.
José António Garcia, vereador da Câmara da Ribeira Grande com os pelouros da Cultura Juventude e Desporto, encerrou o evento congratulando todos os intervenientes e destacando a importância da temática, não só para os Açores, mas especificamente para a Ribeira Grande que, através de estruturas como o Museu da Emigração Açoriana, a Praça do Emigrante e outras iniciativas, tem procurado estabelecer uma permanente interação com a comunidade emigrante. Eduardo Pereira Medeiros é natural de Ponta Delgada e reside na Vila de Capelas. É licenciado em História pela Universidade dos Açores e pós-graduado em Turismo Cultural pela mesma instituição. Foi colaborador part-time da Associação de Emigrantes dos Açores, período em que se dedicou ao projeto que veio a resultar no livro “Açores-EUA: de Colombo à I Guerra Mundial”.