Homenagem aos Pescadores é Sinal de Gratidão e de Valorização Daquela Profissão
A Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe organizaram uma cerimónia, este domingo, para homenagear os pescadores, contando com as presenças do Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro e do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro.
O evento foi marcado por diversos momentos, entre os quais se destaca a colocação de flores junto à Estátua do Pescador, no largo Padre António Vieira, em Rabo de Peixe, tendo-se seguido uma cerimónia eucarística, presidida pelo Bispo das Forças Armadas, Dom Rui Valério, e ainda a bênção de uma embarcação de pescas e uma placa alusiva à homenagem, a qual foi descerrada no porto de pescas daquela vila.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gaudêncio, agradeceu a presença do Almirante e do Presidente do Governo, destacando a importância daquele setor para o concelho.
“As pescas, só aqui na vila de Rabo de Peixe, abarcam cerca de 3.000 pessoas que diariamente vivem desta profissão. É um número bastante representativo da sua importância para o concelho e para a região. Há que, por isso, valorizar e dignificar esta classe de trabalhadores, que muitas vezes, trabalham sem olhar a horas ou às dificuldades inerentes à sua atividade”, referiu Gaudêncio.
O Edil elogiou, também, o sentido altruísta e de camaradagem entre os pescadores, tendo referido que foi através dos pescadores de Rabo de Peixe que se procedeu à montagem de um farol na ponta dos Fenais da Ajuda, dado representar um perigo, até então, por não haver qualquer sinal luminoso na ponta mais saída da costa norte da ilha.
“Através do vosso alerta, reunimos esforços e conseguiu-se montar um farol naquele local. Essa vossa atitude, de querem proteger os outros, é sinal do vosso elevado sentido cívico e de altruísmo, pelo que merecem todo o nosso apoio e consideração”, revelou o autarca.